top of page

A Terrivel Verdade Sobre a Plataforma CREDIT SESAME

  • Josy Telles
  • 15 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura

Publicado em 1949, George Orwell, através de seu livro 1984, tentava visualizar como seria o futuro. A realidade distópica de uma sociedade obscenamente controlada, sob a constante opressão de um governo "todo poderoso" e totalitário, foi julgada como extremamente pessimista por muitos. Inclusive, argumentando que Orwell tinha se deixado levar pelas traumáticas emoções provenientes da segunda grande guerra, e seus nefastos personagens.

O ano 1984 chegou, e nenhum acontecimento narrado no livro aconteceu. Mas houve dois equívocos...

O primeiro é que Orwell em 1949, obviamente, jamais esperaria que o terrível futuro por ele imaginado, se tornaria realidade em uma era digital, a qual ele, vivendo em meados do século 20, jamais poderia prever. 

O segundo equívoco foi o fato de todos nós termos acreditado que essa visão jamais poderia se tornar realidade!

A China está emergindo como uma grande potência, porém, também vêm dando alguns nefastos exemplos de controle totalitário para a humanidade. 

Vamos aos fatos...

Tencent é uma das maiores corporações do planeta, na China é líder no mercado de telefonia e internet, e sabendo o tamanho da população desse país (1,379 bilhão) tente calcular o que isso significa.

Porém, se isso já não for suficiente para entender a proporção do poder dessa corporação, saiba que a mesma possui influência e poder em todo o mundo, usando para isso diversos tipos de segmentos.

Blizzard, EpicGames, Alibaba... Sabe o que essas empresas tem em comum? Todas pertencem a Tencent! 

Eis um dado mais que servirá como a cereja do bolo. As duas maiores redes sociais chinesas, sendo uma delas a famosíssima WEIBO (cópia descarada do Twitter) também pertencem a corporação Tencent.

A partir deste ponto fica fácil de se entender, porém, difícil de digerir que uma empresa possua um poder tão grande sobre seus usuários. Poder esse que nem mesmo a Google jamais poderá experimentar nesse nível de proporção. 

A fim de evitar conflitos, o governo chinês, que possui um controle tão grande quanto o da Tencent, ao invés de medir forças em uma queda de braço que poderia não terminar nunca, optou por propor a corporação uma espécie de aliança com benefícios mútuos. 

E é aqui que as coisas começam a ficar assustadoras...

Em parceria, e visando exatamente benefícios mútuos, ambos decidiram criar um sistema chamado CREDIT SESAME. O mesmo nessa presente data se encontra em fase alpha de desenvolvimento, e deverá funcionar em conjunto com os serviços de telefonia, internet, compras e redes sociais da empresa, com planos de entrar em vigência a partir de 2020. 

O nome da plataforma foi obviamente escolhido para fazer alusão a frase "abra-te sésamo", e logo você entenderá o motivo.

CREDIT SESAME será uma espécie de jogo de pontuação, porém, muito grande e muito, MUITO SÉRIO. Nele os usuários poderão ganhar ou perder pontos, dependendo de suas atividades na web, redes sociais, fazendo comentários, posts, avaliações e compras... Tudo isso sob a constante vigilância da Tencent e do governo chinês. 

MAS PARA QUE SERVIRÃO ESSES PONTOS?

Simples! Para medir o quão bons cidadãos são cada um dos usuários.

Resumo da ópera...

Se o usuário compartilhar notícias do canal de notícias do governo, ganhará pontos. Mas caso faça o mesmo com matérias de mídias independentes, que questionem ou critiquem o governo chinês, perderá pontos.

Se o usuário comprar produtos produzidos na China, por empresas patrocinadas pelo governo, ou por Tencent, ganhará pontos. Porém, se optar por adquirir produtos de origem estrangeira, perderá pontos.

Se o usuário der uma opinião positiva sobre o partido comunista chinês, ganhará pontos. Mas sua pontuação diminuirá drasticamente caso decida opinar de forma negativa a respeito do mesmo.

E PARA QUÊ SERVEM TAIS PONTOS?

Eis aqui a resposta para o "porque" de um nome que faz referência a frase ABRA-TE SÉSAMO!

Para os usuários que possuam uma pontuação positiva, serão dados alguns benefícios. Por exemplo, tramitar documentos, tirar passaporte, carteira de motorista, e outros serviços dessa natureza terão praticamente nenhuma burocracia.  E as facilidades para adquirir um empréstimo e financiamentos, serão extremamente notáveis. 

Já sobre os usuários com pontuação negativa, creio que não seja necessário ser um gênio para saber que tudo se tornará ainda mais difícil e burocrático. Inclusive, não apenas a perda de benefícios, mas também algumas formas de punições poderão ser aplicadas, como a diminuição da velocidade da internet, e que Tencent também diminuiria os anúncios de vagas de emprego para esses usuários com baixa pontuação. 

A plataforma foi obviamente criada para exercer um controle sem precedentes, pois, fará com que os usuários não só temam possuir uma pontuação negativa, mas também possuir amigos com pontuação negativa. 

Sim! As pontuações de cada usuário serão públicas e acessíveis para que qualquer um possa verificar. E através de emojis, sinais e outros elementos visuais (que por incrivel que pareça) farão uma pressão psicológico considerável para culminar em uma espécie de obediência civil, resultado do medo da rejeição pública. Exatamente o mesmo receio que faz com que tantas pessoas busquem popularidade nas redes através do politicamente correto, fará com que pessoas com pontuação negativa sejam excluídas, para que as mesmas não prejudiquem suas próprias pontuações.

Eis a metáfora do sapo fervido em água morna se fazendo mais real do que nunca. Afinal as coisas estão caminhando e acontecendo muito lentamente, justamente para que não nos demos conta. 

O mundo está mudando pouco a pouco, e diferente daquilo que nos fizeram acreditar, o autoritarismo e o totalitarismo não desapareceram, ambos apenas se tornaram mais sutís. 

Já não é mais golpe de estado, agora é monopólio. 

Já não é mais censura, agora é que impere o politicamente correto. 

Já não é mais o Big Brother, agora serão coisas parecidas com CREDIT SESAME. 

Caso você viva em um desses países com personalidades influentes, políticos e partidos que flertam com regimes autoritários, quanto tempo acha que tardará até tentarem copiar a China? 

Uma boa questão para se pensar hoje, entre sua consciência e seu travesseiro antes de dormir.


Comentários


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page